Pontes
Ponte Ferroviária sobre o Rio Umbeluzi
Cliente: MOTA-ENGIL Angola
Área de Negócio: Pontes
Localização: Lunda Norte, Angola
A Ponte sobre o rio Cuilo localiza-se entre o km22+346,5 e o km 22+432,5 da EN 225, e a Ponte sobre o rio Luangue localiza-se entre o km 80+999 e o km 81+085, em ambos os casos transpondo perpendicularmente as linhas de água. O atravessamento do leito dos rios constitui o condicionamento principal para a definição das soluções a adoptar em cada obra. Nos troços das travessias, tanto o rio Cuilo como o rio Luangue apresentam uma largura do leito menor de cerca de 60m e uma profundidade máxima de cerca de 2,5m. Assim, adotaram-se soluções semelhantes para as duas obras, constituídas por pórticos de três tramos com tabuleiros em laje vigada em estrutura mista aço-betão, apoiados sobre os pilares e encontros em betão armado. Os tabuleiros têm 11,50m de largura. A modulação dos vãos é de 24+38+24 (m), resultando um comprimento total de 86m entre eixos de apoio nos encontros em cada obra.
A secção transversal dos tabuleiros é constituída por uma laje em betão armado suportada por quatro longarinas metálicas de 1500mm de altura, com banzo superior de largura constante de 500mm e banzo inferior de largura constante de 550mm. Estas longarinas são constituídas por perfis reconstituídos soldados (P.R.S.) a partir de chapas individuais. A espessura dos banzos e das almas das longarinas variam longitudinalmente em função das necessidades estruturais relativamente aos critérios de verificação de resistência à rotura, à fadiga e à instabilidade. Transversalmente as longarinas são travadas por transversinas IPE300 espaçadas em geral de 3800mm, sendo constituídos montantes para as receber. Estes montantes funcionam igualmente como reforço das almas. As carlingas sobre os apoios nos pilares e nos encontros são constituídas por perfis laminados HEA1000 no caso dos encontros e HEA700 no caso dos pilares. Estes perfis são reforçados verticalmente próximo das zonas dos montantes, por forma a permitir a operação de substituição dos aparelhos de apoio.
Sobre os encontros, e de modo a apoiar a laje em consola, as carlingas são prolongadas também em consola para o exterior das longarinas laterais através de perfis em “I” – PRS de secção variável. A laje, em betão armado, tem a largura total do tabuleiro de 11,50m e uma espessura máxima de 0,28m, resultando uma altura estrutural total para o tabuleiro de 1,78m. A laje é betonada “in-situ” sobre uma chapa ondulada metálica.
A Metalongo foi responsável por toda o fornecimento e fabrico da estrutura metálica.