Pontes
Ponte Ferroviária sobre o Rio Umbeluzi
Cliente: Teixeira Duarte
Área de Negócio: Pontes
Localização: Caminha, Portugal
A Ponte Ferroviária sobre o Rio Coura em Caminha, situada ao km104,941 da Linha do Minho e datada de 1879, é uma das primeiras realizações da Casa Five Lille. Apresentando severas restrições de carga e velocidade, incompatíveis com as necessidades do tráfego previsto para toda a Linha do Minho, a CP tomou a decisão de a reforçar em conformidade.
A ponte original é constituída por uma estrutura metálica contínua, fechada superiormente e dotada de três tramos de vãos 51,250 m – 61,500 m – 51,250 m, num total de 164,000 m.
O reforço adoptado é constituído por uma viga contínua “Bowstring -Langer”, de três tramos, com os vãos iguais aos da ponte existente, igualmente contínua. Envolve a ponte existente, pelo que se procurou mediante o emprego de pinturas de cores contrastantes, facilitar a identificação dos dois elementos em presença, ponte existente e reforço, fugindo-se de todo da situação de se procurar “camuflar” o reforço da obra existente, que conserva assim a identidade em toda a sua plenitude. O reforço actua como uma redoma que conserva no seu interior uma obra de arte de elevado valor estético e significado histórico, pois constitui um marco importante do desenvolvimento dos caminhos-de-ferro no país.
A estrutura de reforço foi dotada de um contraventamento horizontal inferior capaz de fazer face à totalidade das acções horizontais transversais que actuam na ponte com comboio e reforço. Os arcos são travados superiormente entre si, de modo a garantir-se uma capacidade resistente por instabilidade considerada adequada.
A Metalongo participou realizando o fabrico da estrutura metálica da ponte.